quinta-feira, 9 de maio de 2013

Bebê que nasceu com 500 gramas recebe alta após 5 meses, em SC

Do G1 SC


Nas últimas semanas, mãe da menina passou 24 horas ao lado da filha (Foto: Vanessa Moltini)
Nas últimas semanas, mãe da menina passou 24 horas ao lado da filha (Foto: Vanessa Moltini/ RBS TV)
A menina que nasceu com 500 gramas recebeu alta nesta terça-feira (7) do Hospital Santo Antônio, em Blumenau, onde estava internada há cinco meses. Manuela Sella, atualmente com cinco meses e 18 dias  nasceu no fim de janeiro, com apenas 500 gramas e 26 centímetros. Segundo levantamentos do Hospital, a menina é a menor nascida no estado e a terceira criança mais prematura do Brasil. Durante a entrevista coletiva promovida pelo médico que atendeu a menina, os pais demonstraram muita alegria em poder levar a filha para casa. Mãe de outros dois meninos, de 12 e 14 anos, Ivete Sella desejava muito uma menina, mas não imaginava que devido a problemas de hipertensão a criança fosse nascer com apenas 25 semanas de gestação.
Bebê nasceu com apenas 25 semanas de gestação (Foto: Vanessa Moltini/ RBS TV)Bebê nasceu com apenas 25 semanas de gestação
(Foto: Vanessa Moltini/ RBS TV)
Manuela foi para casa com uma sonda para se alimentar melhor com o leite materno. De acordo com o médico Ronaldo Della Giustina, de cada 100 crianças, 10 nascem prematuras e com chances de ter algum tipo de sequela. Mas com a pequena Manuela nada ocorreu, conforme o médico. Ela recebeu alta sem sequelas, saúdável e com o peso cinco vezes maior do que no nascimento, em janeiro. "Sempre nos preocupamos  em relação à hemorragia cerebral, que ocorre com bastante frequencia em bebês prematuros e a questão da retinopatia", explica o médico.
A equipe médica, que atendeu a menina por mais de cinco meses, diz que se sente satisfeita por ter atingido o sucesso no trabalho. "Vamos lembrar dos momentos de sorriso, de sugar o dedinho, se movimentar, segurar a mão do pai, e olhar para a gente, reconhecendo a voz", conta a enfermeira Teresinha Maciel de Campos.
Conforme o pai, Sidnei Sella, às 4h desta quarta (8), quando ele levantou para ir ao trabalho, Manuela já estava acordada, pronta para iniciar o primeiro dia em casa. "Ela nem estranhou, parecia que já sabia que estava em casa. Peguei ela no colo, no bercinho, e coloquei na nossa cama. É só alegria a presença dela em nossa casa. É nosso chaveirinho!", contou o pai, emocionado. 
Manuela também já recebeu as primeiras visitas, da fisioterapeuta, da enfermeira e de parentes próximos, como os padrinhos. A esposa, Ivete, está de férias, após passar o período de licença maternidade no hospital, com Manuela. O casal passou Natal, Ano Novo e aniversário dos dois na maternidade. Agora, neste domingo (12), será a primeira data especial que passarão em casa, no Dia das Mães. "Justo esse dia! Eu disse para minha esposa, não tem presente maior para ela, e ela merece", afirmou Sidnei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário