sábado, 14 de dezembro de 2013

Como o Beija-flor consegue ficar parado no ar

A velocidade de voo do beija-flor é tão rápida que mal dá pra acompanhar com os olhos. Toda essa agilidade é devida velocidade do batimento de suas asas, muito maior que a de outros pássaros. O Beija-flor pode bater suas asas 80 vezes por segundo e as penas da cauda direcionam o voo em três direções.
Na verdade o modo de voar dessa ave, muito pequena por sinal, é diferente das demais. Os impulsos elétricos que movimentam os músculos das asas lembram mais os dos insetos que os das aves. O beija-flor não agita as asas para cima e para baixo, mas para a frente e para trás, na horizontal. A ligação da asa com o corpo não é rígida e ela pode se movimentar como uma hélice. Assim, como um helicóptero, formam-se redemoinhos de ar que mantêm o pássaro parado no ar. Essa tática só é usada quando o pássaro precisa se alimentar, poder pairar no ar evita que necessite pousar próximo das flores, o que nem sempre é possível.
Podendo voar com tanta astúcia, o beija-flor tem um gasto energético muito superior aos da outras aves, por isso, ele precisa passar o dia todo em busca de néctar para repor suas energias. Apesar disso, essas aves são consideradas uma das mais resistentes criaturas do reino animal, vivendo no limite do que é possível aos outros vertebrados. O coração de um beija-flor bate cerca de 500 vezes por minuto (em repouso!). Fazendo as contas, o minúsculo coração daquele beija-flor cativo teria batido meio bilhão de vezes. Quase o dobro do total de uma pessoa de 70 anos!
Fonte: Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário