sábado, 21 de dezembro de 2013

Filhotes de tucano órfãos recebem cuidados de família em Biritiba, SP

Luciana com dois dos filhotes de tucano-do-bico- verde órfãos  (Foto: André Luís Batista Martins/Arquivo Pessoal)Luciana com dois dos filhotes de tucano-do-bico-
verde órfãos (Foto: André Luís Batista Martins/
Arquivo Pessoal)
Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Em uma fazenda em Biritiba Mirim (SP), três filhotes de tucano ganharam uma nova chance após perder a mãe em um acidente. Os pequenos pássaros, da espécie tucano-do-bico-verde, apareceram de surpresa na vida da administradora Luciana da Silva Amorim, que mora e trabalha no local.
“Como tem bastante área verde, sempre surgem vários bichos na fazenda. A mãe desses tucanos bateu na parede de uma estufa enquanto voava, foi levada para o veterinário, mas não sobreviveu. Dois dias depois do acidente meu pai viu um bichinho no chão e era um tucaninho. Ele caiu do ninho e quando fomos ver tinham mais dois”, conta. Os filhotes foram descobertos em 9 de dezembro e é Luciana quem se encarrega de alimentá-los ao menos três vezes por dia.
A jovem conta que áreas da fazenda são arrendadas para produtores agrícolas e a fêmea acabou se ferindo na parede de uma estufa de tomates. “O dono da estufa recolheu a tucano-fêmea e não sabia o que fazer porque estava machucada. Foi até Mogi das Cruzes, procurou o órgão responsável, e eles orientaram a encaminhá-la até o veterinário”, explica Luciana.
Acostumado a receber animais silvestres, o veterinário Jefferson Leite atendeu a fêmea de tucano. “Ela estava com traumatismo craniano, não estava voando. Eu mediquei, mas ela acabou piorando e faleceu”, conta. O profissional explica que o acidente teve relação com algumas peculiaridades da visão das aves. “Foi por causa da lona branca da estufa. A ave não enxerga alguns padrões de cor como a gente. Ela se confunde com o branco ou o vidro transparente e acaba batendo”, explica.
filhotes de tucano têm cerca de 40 dias de vida e têm de ser alimentados com ração especial (Foto: Luciana da Silva Amorim/Arquivo Pessoal)
Filhotes de tucano têm cerca de 40 dias de vida e precisam ser alimentados com ração especial (Foto: Luciana da Silva Amorim/Arquivo Pessoal)
Quando descobriu os filhotes, a família de Luciana procurou o veterinário para buscar a mãe, e foi informada que ela havia morrido. “Quando eu fiquei sabendo, até chorei. Pensei, 'e agora, como vão se virar?'. Perguntamos para o veterinário o que fazer e ele recomendou comprar ração para pássaros em geral. Desde o dia 9 estamos alimentando eles, mas não com a ideia de ficarem aprisionados. A ideia desde o inicio é soltar”, conta a administradora.
Os pequenos tucanos em foto do dia em que foram encontrados (Foto: Luciana da Silva Amorim/Arquivo Pessoal)Os pequenos tucanos em foto do dia em que foram
encontrados (Foto: Luciana da Silva Amorim/Arquivo
Pessoal)
Não vende e não dá
Os três filhotes têm cerca de 40 dias de vida. “A gente também dá banana com casca para eles abrirem sozinhos, a cada dia estão evoluindo mais. Colocamos eles em uma caixa grande com um  poleiro e até já conseguem voar um pouquinho. Tem dois que estão bem crescidinhos, estão evoluindo bem”, conta Luciana.

“Já perguntaram se eu venderia, mas eu não vendo, não dou, porque não sei se a pessoa vai cuidar, se vai prender na gaiola. Nós vamos deixar eles soltos. Quando eles estiverem um pouco maiores, vamos soltar eles na garagem e colocar uma tela pra não deixar outros bichos entrarem”, conta Luciana. Cobras e lagartos já apareceram na fazenda.
O veterinário explica que a tendência é que quando as aves se tornarem adultas – com oito meses de idade – elas se estabeleçam no entorno. “Com a ausência da mãe, eles estão perdendo a fase do aprendizado, de alçar voos longos e buscar o próprio alimento. Isso acaba trazendo uma serie de dificulades para a ave. Normalmente acaba não aprendendo e se acostumando com o convívio do humano”, expõe Leite.
Já a ecóloga Lucila Manzatti discorda. Ela diz que os animais devem ser soltos na natureza assim que ficarem mais fortes. "A família pode levá-los ao Parque Estadual da Serra do Mar, lá em Biritiba mesmo, e soltar esses pássaros. É claro que eles têm de estar fortes para que isso ocorra. Se tiverem preparados irão sobreviver, caso contrário, infelizmente, poderão acabar se tornando presas de outro animal. Essa é a lei da natureza", detalha. Lucila ainda orienta a família a comunicar sobre o encontro dos pássaros à Polícia Ambiental.
Luciana conta que os filhotes são alimentados com uma mistura de ração que é enriquecida com larvas e minhocas. “A gente bate com água e dá no bico deles com um palito. Vizinhos estão ajudando, dão minhoca, banana. Mais tarde a gente vai poder dar milho também”, conta.Faixa salva aves.
Quem vive em áreas verdes com concentração de aves silvestres pode aproveitar uma dica que o veterinário dá para evitar acidentes como o que vitimou a fêmea de tucano. “É importante colocar faixas escuras em paredes todas brancas ou estruturas brancas. Assim as aves conseguem enxergar que aquilo é um obstáculo”, orienta.

Segundo a ecóloga Lucila, os tucanos são onívoros e comem quase tudo. "Assim que eles forem crescendo começam a comer sementes também", detalha. Sobre o acidente, ela explicou ainda que a ideia de colocar faixas pretas em janelas de vidro ou estruturas brancas é usada em algumas cidades. "Em Campos do Jordão vende-se adesivos para colar nestes locais. Isso é muito viável", detalha.
Fotos
Ao menos uma lembrança dos pais dos tucaninhos Luciana vai guardar. O namorado dela é fotógrafo amador e flagrou o casal de pássaros em seu antigo ninho. “A gente já sabia que tinha esse casal de tucanos. Faz mais de um ano que esse e outros casais costumam aparecer por aqui. Eles aproveitaram o buraco que um pica-pau fez em uma árvore. Eu só não sabia que eles estavam com os filhotes lá”, conclui Luciana. Após o acidente com a fêmea, o macho acabou abandonando os filhotes, comportamento que, segundo o veterinário, é comum nessas situações.

Os pais dos tucaninhos foram flagrados em seu ninho dias antes do acidente com a fêmea (Foto: André Luis Batista Martins/Arquivo Pessoal)
Os pais dos tucaninhos foram flagrados em seu ninho dias antes do acidente com a fêmea. (Foto: André Luis Batista Martins/Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário