quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Arquivo de fotógrafo da Primeira Guerra fica disponível na web

Imagem digitalizada do arquivo de Costică Acsinte (Foto: Costică Acsinte Archive)
Imagem digitalizada do arquivo de Costică Acsinte (Foto: Costică Acsinte Archive)
Um arquivo de mais de 5 mil negativos de um fotógrafo romeno começa a ser revelado e está disponível desde novembro de 2013 para consulta livre em uma página do Flickr. Costică Acsinte, nascido em 1897, foi o fotógrafo oficial do exército da Romênia durante a Primeira Guerra.
Com o fim da guerra ele passou a se dedicar à fotografia comercial e montou um estúdio em Slobozia, cerca de 80 km a leste da capital Bucareste. Os milhares de rostos retratados após 1920 começam a aparecer com a digitalização do arquivo pelo Ialomița County Museum.
Por duas décadas depois da guerra, ele era provavelmente o único fotógrafo profissional na região e continuou trabalhando até sua morte em 1984, construído um arquivo que contém mais de 5 mil negativos em placa de vidro e centenas de cópias em papel.
"Qualquer um que precisava de uma imagem ia a seu estúdio", diz Cezar Popescu, responsável pela digitalização do arquivo de Acsinte sem apoio institucional ou do estado. Popescu, cujo pai havia trabalhado com o filho de Acsinte como fotógrafo, reconheceu o trabalho depois que um museu de história regional publicou alguns cartões postais a partir do arquivo.
O museu tinha adquirido o material da família de Acsinte poucos anos após sua morte. As fotos permaneceram praticamente intocadas até que Popescu finalmente convenceu o museu a deixá-lo digitalizá-las antes que elas se desintegrassem completamente.
"Peça por peça, espero adicionar o máximo de informações que puder", diz em uma entrevista à "Time", "mas neste momento a minha principal preocupação é fazer com que as placas sejam digitalizadas. A degradação é bastante rápida, dia após dia, eu noto uma rachadura na emulsão."
Poucos negativos têm datas ou legendas, a maioria não tem nenhuma pista que permita descobrir quem são os retratados. "Eu não sou o cara que pode dizer se o conteúdo das imagens é importante ou não. Para mim parece apenas uma pena perder algo tão insubstituível", acredita Popescu.
Fotografia de casal ao lado de seus animais (Foto: Costică Acsinte Archive)
Fotografia de casal ao lado de seus animais (Foto: Costică Acsinte Archive)
Imagem digitalizada do arquivo de Costică Acsinte (Foto: Costică Acsinte Archive )
Imagem digitalizada do arquivo de Costică Acsinte (Foto: Costică Acsinte Archive )

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário