terça-feira, 25 de março de 2014

Zoológico que gerou polêmica ao matar girafa sacrifica quatro leões

Zoológico de Copenhague apresenta novo leão; dois idosos e dois filhotes foram sacrificados com a chegada do animal (Foto: Reprodução/Facebook/Zoologisk Have)
Zoológico de Copenhague apresenta novo leão; dois idosos e dois filhotes foram sacrificados com a chegada do animal (Foto: Reprodução/Facebook/Zoologisk Have)
O zoológico de Copenhague, onde a morte do filhote de girafa Marius provocou uma polêmica em fevereiro, volta a ser notícia depois de matar quatro leões.
"Devido ao comportamento (...) natural dos leões, o zoológico precisou sacrificar dois leões idosos e dois filhotes que não eram suficientemente grandes para cuidar de si mesmos", declarou nesta terça-feira (25) a instituição em um comunicado.
Diferentemente de Marius, desta vez a morte não ocorreu na presença do público porque "nem todos os nossos animais são dissecados" diante dos visitantes, acrescentou. Em alguns dias, o novo macho será integrado às duas leoas nascidas em 2012, em idade de se reproduzir.Os filhotes, de menos de dez meses, "teriam sido mortos pelo novo macho na primeira oportunidade", acrescentou, referindo-se a um novo leão que foi incorporado à atração. Eles foram sacrificados na segunda-feira (24) porque o zoológico não conseguiu encontrar outro local para eles, explicou um porta-voz à "France Presse".
"O zoológico é conhecido mundialmente por seu trabalho com os leões e estou orgulhoso de que um deles esteja na origem de uma nova linhagem", ressaltou o diretor Steffen Strade.
Zoológico realizou necropsia em girafa e visitantes puderam assistir (Foto: Scanpix Denmark/ AFP)
Zoológico realizou necropsia em girafa
(Foto: Scanpix Denmark/ AFP)
Ameaças de morte
No mês passado, o responsável pelo zoológico, Bengt Holst, recebeu ameaças de morte após a decisão de matar o filhote de girafa Marius, de 18 meses. O animal foi morto com uma pistola, depois dissecado e lançado aos leões sob os olhares das crianças presentes no local.

O caso provocou comoção entre milhares de defensores dos direitos dos animais em todo o mundo e inclusive circulou um pedido para salvar o bebê girafa.
O zoológico indicou em seu site que não havia outra solução a não ser impedir Marius de chegar à idade adulta, já que, em virtude das regras da Associação Europeia de Zoológicos e de Aquários (EAZA), é preciso evitar a consanguinidade entre girafas.
Na Dinamarca, uma esmagadora maioria dos internautas considerou que estas críticas internacionais eram apenas um sinal da hipocrisia e do politicamente correto.
Um especialista de ética sobre o tratamento dos animais denunciou inclusive a "Disneyficação" dos animais dos zoológicos.
Da France Presse via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário