quinta-feira, 24 de julho de 2014

Um gigante real. Este homem mede 2,51 metros

Sultan-Kösen4
O turco Sultan Kösen, nascido em 1982 é considerado, pelo Guinness World Records, o maior homem vivo do mundo medindo nada mais nada menos que 2,51 metros. O título de homem vivo mais alto do mundo já pertence a Sultan há bastante tempo. Na primeira vez que foi para o Guinness, media 2,47 metros, mas, apesar dos tratamentos ele continuou crescendo e em 2011 superou a própria marca e subiu a estatura. Ele também é dono do título de maior mão do mundo de uma pessoa viva, com quase 30 centímetros (28,5 cm) medidos do pulso à ponta do dedo médio. O pé esquerdo mede 36,5 centímetros e o pé direito medindo 35,5 cm.
Sultan Kösen sofre de uma doença conhecida como“Gigantismo pituitário”, causada pela excessiva secreção do hormônio do crescimento durante a idade do crescimento. Quando ocorre já na fase adulta, é denominada de acromegalia. O hormônio do crescimento é liberado pela glândula pituitária na hipófise, quando esta glândula está em uma condição anormal, causada, por exemplo, por um tumor, ele pode libertar muito mais hormônios de crescimento do que deveria. A doença resulta, na maioria dos casos, mãos muito grandes, ossos muito espessos e dores articulares. Registros garantem que uma pessoa com gigantismo pode alcançar, se não fizer tratamento, a marca de 2,72 metros.
Até os 10 anos de idade, Sultan tinha a altura normal para a idade. Misteriosamente, dos 10 aos 11 anos cresceu incrivelmente e não parou mais. Hoje, sua altura está estagnada em 2,51 metros desde 2010 quando, graças a um procedimento cirúrgico, usando “bisturi gama” diretamente no tumor de sua hipófise e pela ingestão de inibidores de crescimento. O grandão não pôde concluir os estudos por causa do seu tamanho e para caminhar precisa de muletas que ajudam na sustentação do corpo.
Sultan-Kösen6
Sultan-Kösen3
Sultan-Kösen2
Sultan-Kösen
Sultan-Kösen7
Em 2013, Sultan encontrou um amor e casou-se!
Do Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário