quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Drama e solidariedade no caso de Sara Sâmela

Sara vem numa luta incansável pela cura contra a Leucemia.
Sara vem numa luta incansável pela cura contra a Leucemia.
A medida que o tempo passa o caso da pequena Sara Sâmela, 9 anos, ganha tons de drama e indignação. Desde de setembro do ano passado, quando a família do policial militar Luiz Valmir e de Denilsa Silva recebeu a informação que sua única filha tinha Leucemia, uma verdadeira batalha foi iniciada pela a vida da menina.
Mais de um ano depois, Sara reúne todas as forças, ao lado dos pais, pela vida. Movida por uma fé inabalável, e pelo esforço gigantesco de continuar viva, luta contra a burocracia e morosidade do Sistema Nacional de Transplantes, organização que coordena, regulamenta e normatiza os transplantes no país, vinculado ao Ministério da Saúde.
A ineficiência do tratamento e a necessidade urgente de um transplante, fez com que o seu pai mobilizasse praticamente todo Estado em uma campanha de medula óssea. Mas todo o esforço dos pais e da pequena Sara em se manter viva, parece em vão diante das informações desencontradas do programa de transplantes no Rio Grande do Norte.
No caso de Sara, a frustração foi dupla. Em junho passado, a família foi avisada que  dois doadores  com 100% compatibilidade  tinham sido encontrados. A notícia foi comemorada por todos os familiares e as pessoas que vem acompanhando o caso. Porém, depois de Sara fazer todo o procedimento pré-transplante, inclusive tomando 20 sessões de quimioterapia, em 5 dias, o que a levou a UTI e quase a uma parada cardíaca, para a surpresa de todos, dias depois, a família foi informada que os doadores não tinham sido encontrados.
Incansavelmente, Valmir recomeçou a campanha de medula óssea, percorrendo todo o RN. No dia 25 de agosto, a esperança da família se renovou. O pai ouviu do próprio médico do Natal Center, Dr Henrique Fonseca, que tinham sido encontrados mais 12 doadores 100% compatíveis:  4 no Brasil e 8 no Estados Unidos.
Mas apesar, de mais uma vez, Sara fazer todo o procedimento do pré-transplante, e “zerar” a medula, passado mais de um mês, a família não recebe nenhuma justificativa ou informação sobre o transplante, nem do Natal Center e nem do REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).
A demora vem desesperando os pais, e diminuindo as chances de Sara que luta também contra o tempo.  As quimioterapias alteram o sistema imunológico Sarinha, provocando intercorrências, que vem se agravando a cada dia. Neste momento, ela está na UTI com quadro de pneumonia, tomando morfina para suportar as dores.
Durante o tratamento de Sara, Valmir recebeu outra notícia ruim, que a sua esposa Denilsa está com câncer de mama, e também está em tratamento de quimioterapia. “Só Deus, não sei como estou conseguindo aguentar essa situação, mas elas só tem a mim, e por isso não posso fraquejar. Só estou resistindo até agora, primeiro por Deus, e depois pela o apoio e a solidariedade de pessoas, muitas delas, que nem conheço pessoalmente, mas que me dão força para concluir essa missão. Só quero ver minha filha e minha esposa curadas”, desabafou Valmir.
Solidariedade
A força de Sara e Denilsa consegue sensibilizar e  mobilizar muita gente. Além dos potiguares que vem contribuindo com as campanhas, a solidariedade “pró-Sara” ultrapassou fronteiras e chegou aos EUA. Depois de ler a história de Sara no Portal CN Agitos, a curraisnovense Sila Morais, e as amigas brasileiras Ana Paula, Nei Dantas e Rosimere Assis organizaram no domingo (28), o que ela chama de Yard Sale, uma venda de garagem, para arrecadar donativos para o tratamento da pequena guerreira: “Ficamos muito comovida com a história de Sara, queria ajudar de alguma forma, e dai surgiu a ideia de organizamos esse evento, ela é muito iluminada, e espero que consigamos ajudar no tratamento”, disse Sila, que mora nos EUA há 16 anos.
Um outro grupo de amigos, também vai promover no dia 11 de outubro, no Espaço da Du Rei, em Currais Novos, o BenefiSara Fest, com a participação e a solidariedade de artistas locais.

Fátima Souza - Portal CNagitos via Blog do Jean Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário