quarta-feira, 30 de julho de 2014

Este menino viveu toda sua vida dentro de uma bolha de plástico

bolha01
Coisa de filme de ficção: David Vetter nasceu em 1971 e viveu todos os seus dias protegido por uma bolha de plástico. Toda sua trajetória de vida, foi amplamente acompanhada pela mídia e, pelo seu modo de vida, foi apelidado de “Bubble Boy” (menino bolha). Ele resistiu bravamente durante 12 anos sem nunca, absolutamente nunca, ter sido tocado pelos próprios pais.
David nasceu com Imunodeficiência Grave Combinada (SCID), um grupo muito raro de doenças potencialmente fatais em que a criança, já ao nascer, tem muito pouco ou nenhum sistema imunológico. Por isso, o organismo da criança é incapaz de combater infecções. Logo que nascem, os bebês já desenvolvem doenças como pneumonia, meningite e catapora e, muitos morrem nos primeiros meses de sua vida. Felizmente, hoje, as crianças nascidas com SCID já possuem uma expectativa de vida maior, tendo a chance inclusive, de fazer um transplante de medula e passar a fabricar suas próprias células de defesa.
Assim, nascido em Houston, no Texas, David foi forçado a viver em uma bolha de plástico estéril especialmente construída pela NASA desde o seu nascimento. Com apenas 20 segundos de exposição para o mundo, ele foi colocado em uma bolha de plástico isolador, pois os médicos acreditavam que David desenvolveria seu sistema imunológico depois dos 2 anos de vida. Mas não foi o que aconteceu. O organismo do menino nunca conseguiu fabricar suas próprias células de defesa. E os enfermeiros, médicos e seus pais só podiam o tocar através de luvas presas na bolha. Depois de entrar na “cabana de plástico”, ele nunca respirou no mesmo ar que nós. Todos os objetos, inclusive o ar eram totalmente esterilizados antes de entrarem na bolha.
Aos seis anos de idade, David pôde dar seus primeiros passos fora da bolha, graças à NASA, que desenvolveu uma vestimenta adaptada sob medida para que o menino pudesse ir ao jardim brincar com outras crianças. E finalmente, a mãe conseguiu, pela primeira vez pegar o filho no colo. David foi alfabetizando recebendo em casa uma professora particular que ministrava as aulas através da bolha. Aos 11 anos, o menino começou a sentir-se deprimido e pediu aos pais que o levasse para ver as estrelas como presente de aniversário.
David morreu em 1983, quatro meses depois de receber um transplante de medula óssea vindos de sua irmã. Este transplante foi uma tentativa de dar ao menino uma vida normal, fora da bolha. No entanto, apenas quatro meses após o transplante David faleceu por ter desenvolvido um linfoma (câncer no sistema linfático).
bolha02
bolha03
bolha04
bolha05
A primeira vez que David saiu da bolha para brincar do lado de fora da casa!
bolha06
Somente depois de 6 anos, a mãe pôde pegar o filho no colo.
bolha07
David tendo aulas com sua professora particular.
bolha09
No hospital, antes do transplante de medula.
bolha10
Aqui com a mãe, aos 12 anos (1983), alguns meses antes de sua morte.
Fonte: CBS News via Diário de Biologia

Aurora boreal cria 'show de luzes' no Canadá

 O fotógrafo coreano O Chul Know capturou um belo espetáculo de luzes no povoado de Aurora, em Yellowknife, no Canadá.  (Foto: O Chul Kwon/Caters News)
O fotógrafo coreano O Chul Know capturou um belo espetáculo de luzes no povoado de Aurora,
em Yellowknife, no Canadá. (Foto: O Chul Kwon/Caters News)
 
O fotógrafo coreano O Chul Know persegue fotos da aurora boreal há 24 anos. No povoado de Aurora, em Yellowknife, Canadá, ele conseguiu registrar mais um belo espetáculo de luzes.
As luzes aparecem pairando acima das teepees - as tendas de lona típicas dos povos nativos da região - formando um cenário deslumbrante. Todo ano, milhares de turistas viajam até a capital do Território Noroeste do país para ver o fenômeno. Veja galeria de fotos.
A aurora boreal é resultado da energia liberada por campos magnéticos solares. Na Terra, essa energia interage com oxigênio e nitrogênio para produzir um show de luzes vermelhas, verdes e roxas.
 Todo ano, milhares de turistas viajam para a capital do Território Noroeste do Canadá para tentar aproveitar essa visão espetacular.  (Foto: O Chul Kwon/Caters News)
Todo ano, milhares de turistas viajam para a capital do Território Noroeste do Canadá para tentar aproveitar essa visão espetacular. (Foto: O Chul Kwon/Caters News)
 A aurora boreal é resultado da energia liberada por campos magnéticos solares, que expelem grandes quantidades de partículas carregadas em alta velocidade a partir do sol. Ao longo do campo magnético da Terra, nas regiões polares, elas interagem com oxigênio e nitrogênio para produzir uma mágica dança de luzes vermelhas, verdes e roxas no céu à noite (Foto: O Chul Kwon/Caters News)
A aurora boreal é resultado da energia liberada por campos magnéticos solares, que expelem grandes quantidades de partículas carregadas em alta velocidade a partir do sol. Ao longo do campo magnético da Terra, nas regiões polares, elas interagem com oxigênio e nitrogênio para produzir uma mágica dança de luzes vermelhas, verdes e roxas no céu à noite (Foto: O Chul Kwon/Caters News)

Da BBC via G1

sábado, 26 de julho de 2014

Pirulitos de animais para biólogos!

Biologia-Vida | By Vintage Cofections
 Por que não unir o útil ao agradável? Juntando doces e animais, essas lojas criaram verdadeiras peças de arte, que, quem sabe, podem acabar fazendo crianças (e adultos) a gostar ainda mais de animais. Você teria coragem de comer?

Pirulito de asas de borboletas
By Designer Lollipop
Pirulitos com diversos olhos de animais 
By Designer Lollipop
By Vintage Colections
Pirulito de aranhas 
By Designer Lollipop

Penas de pavão
By Designer Lollipop
Pirulitos de aracnídeos e insetos
By The Red Baloon Candy Artisans

Até mesmo de dinossauros! 
By Designer Lollipop

Pirulitos de Safari
By The Red Baloon Candy Artisans

Pirulitos de joaninha
By Vintage Cofections

Pirulitos com diversos olhos de animais
By Designer Lollipop
Do Biologia-Vida

Camuflagem: encontre as esperanças-folha

Biologia-Vida | Photo: Christian Ziegler
Você consegue encontrar os animais na foto? Com uma camuflagem quase perfeita, essa esperança-folha (família Tettigoniidae) pode acabar passando despercebida por outros insetos, que só perceberão sua presença quando virarem refeição.
Photo: Christian Ziegler
Do Biologia-Vida

Camuflagem perfeita: Inseto-folha (Phyllium sp.)

Biologia-Vida | Photo: Sun Gazing
Inseto-folha (Phyllium sp.) da família Phyllidae; os animais desta família são encontrados pela Ásia e Austrália, e possuem uma camuflagem incrível, conseguindo se esconder entre as plantas perfeitamente. Além da cor verde, textura e formato de folha, eles conseguem até mesmo copiar as manchas escuras dos hematomas, e alguns também chegam a imitar folhas secas.

Biologia-Vida | Photo: Reptárium

Biologia-Vida | Photo: Insectatus
Photo: Strobilocymes
Photo: Christian Ziegler
Photo: ENRAGEDBAKU
Sources: Encyclopedia of Life / Phasmidsin Cyberspace/Biologia vida

Baleia jubarte é encontrada morta na Via Costeira, em Natal

Baleia Jubarte de mais de quatro metros foi encontrada morta (Foto: Maurizélia Brito/Atol das Rocas)
Baleia Jubarte de mais de quatro metros foi encontrada morta (Foto: Maurizélia Brito/Atol das Rocas)

Um baleia jubarte de mais de quatro metros de comprimento foi encontrada morta na praia da Via Costeira, em Natal, na manhã deste sábado (26). Biólogos da Reserva Biológica do Atol das Rocas estiveram no local e, após constatar que a baleia estava morta, enterraram o animal. Este é o segundo caso de baleia encalhada na costa do Rio Grande do Norte em uma semana. Na última quarta-feira (23), uma baleia da mesma espécie encalhou ainda viva na praia de Tabatinga. Os biólogos tentaram resgatá-la, mas ela não resistiu e morreu.
A bióloga Maurizélia Brito, chefe da Reserva Biológica do Atol das Rocas, explicou que esse é o período de reprodução das baleias jubartes e é comum elas se aproximarem da costa. "Este é o segundo caso em uma semana. Vamos continuar monitorando a região porque podem acontecer outros encalhes", disse. Segundo ela, a temporada de reprodução dessa espécie vai até o mês de novembro. A baleia encontrada neste sábado já chegou morta ao litoral. Ela foi enterrada na praia.
Do G1 RN

Empresa transforma espaços da casa em playgrounds suspensos para gatos

goldtatze1

Só quem tem gato sabe o quanto eles adoram (e precisam) subir e pular em qualquer lugar que eles achem interessante, sejam paredes, móveis, sua mesa do computador, telhado, além de, claro, tirar uma soneca nos lugares mais improváveis. Com o tempo, isso vai gerando desgaste da mobília e muito pêlo nos objetos. Mas existem soluções.
Uma empresa de design alemã que é especialista em transformar salas e quartos “normais” em verdadeiros playgrounds para os bichanos, a Goldtatze, instala redes, pontes de madeira, arranhadores e pequenas tocas para eles se esconderem para tirar um cochilo. Com isso, sobra mais espaço livre para os donos dos gatos distribuírem tranquilamente os móveis na casa, pois todos os componentes do playground estão suspensos.
Veja algumas fotos:
goldtatze2

goldtatze3

goldtatze4

goldtatze5

goldtatze6

goldtatze7

goldtatze8

goldtatze9

goldtatze10

Goldtatze7 (1)

Goldtatze3 (1)

cat-playground-room-goldtatze-9

cat-playground-room-goldtatze-8

cat-playground-room-goldtatze-6

Fonte: http://www.hypeness.com.br

Rio na China amanhece vermelho misteriosamente


Por: Omar Kardoudi 25 de julho de 2014 às 17:40

Os moradores de Wenzhou, na China, acordaram na última quinta-feira e se depararam com as águas do rio que corta a cidade tingidas de vermelho-sangue. Todo mundo ficou confuso, já que isso não tinha acontecido antes e ninguém ainda sabe ao certo qual a causa do fenômeno. A Rádio Internacional da China informa:
Inspetores do Gabinete de Proteção Ambiental de Wenzhou estão coletando amostras e analisando a causa do incidente. Os moradores dizem que não há uma fábrica de produtos químicos ou algo do tipo rio acima. Residentes dizem que o rio estava fluindo normalmente às quatro da manhã, mas começou a ficar vermelho às seis e, de repente, ficou carmesim como sangue.





Gizmodo Brasil Uol via Blog da Rô

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Gigante de exoesqueleto: este é maior artrópode terrestre

Birgus-latro-opening-trash-can
Conhecido como caranguejo-do-coqueiro (Birgus latro), este, é considerado o maior artrópode terrestre do planeta. Pode chegar a 1 metro de comprimento e pesar cerca de 5 quilos. De acordo com o oxigênio disponível na atmosfera terrestre, este, é provavelmente o tamanho máximo que um animal com exoesqueleto pode chegar. Infelizmente, esta espécie não ocorre no Brasil. Os caranguejos-do-coqueiro só podem ser vistos no Oceano Índico e partes do Oceano Pacífico, estando sempre relacionados a coqueiros. Por causa da destruição de matas de coqueiros naturais pelo seres humanos, a ocorrência deste artrópode tem se reduzido bastante.
O caranguejo-do-coqueiro é parente próximo dos caranguejos ermitões terrestres e é a única espécie do gênero Birgus. Mas, devido ao tamanho que pode alcançar quando adulto, ele somente utiliza conchas de gastrópodes como esconderijo quando ainda são bebês. De maneira que vão crescendo, passam a desenvolver uma carapaça resistente que permite a eles viverem sem precisar carregar um concha… Bem, seria um pouco difícil encontrar uma concha deste tamanho para usar como casa!
Diferente dos caranguejo que vivem na água, eles possuem muitas adaptações para a vida na terra, eles possuem “pulmões branquiostégios” e não possuem brânquias quando adultos. Assim, não devem ficar muito tempo submersos, pois podem se afogar. Em época reprodutiva, as fêmeas migram para o mar onde liberam seus ovos fertilizados. Nas primeiras 4 semanas vivem no mar se alimentando de plâncton e se escondendo em conchas vazias de gastrópodes. A capacidade olfativa destes bichos é muito desenvolvida na terra, assim como aconteceu com os insetos, e por isso, são capazes de localizar alimento mesmo estando bem longe.
Estão sempre relacionados aos coqueiros e além de se alimentar de cocos, podem comer frutos, nozes, sementes e até matéria orgânica em decomposição. E, apesar do nome, os cocos não são parte significativa da sua dieta e eles podem viver e crescer muito bem sem este alimento.
Birgus-latro
Birgus-latro_019
bucek-megang-kepiting
 
Fonte: Diário de Biologia

Um gigante real. Este homem mede 2,51 metros

Sultan-Kösen4
O turco Sultan Kösen, nascido em 1982 é considerado, pelo Guinness World Records, o maior homem vivo do mundo medindo nada mais nada menos que 2,51 metros. O título de homem vivo mais alto do mundo já pertence a Sultan há bastante tempo. Na primeira vez que foi para o Guinness, media 2,47 metros, mas, apesar dos tratamentos ele continuou crescendo e em 2011 superou a própria marca e subiu a estatura. Ele também é dono do título de maior mão do mundo de uma pessoa viva, com quase 30 centímetros (28,5 cm) medidos do pulso à ponta do dedo médio. O pé esquerdo mede 36,5 centímetros e o pé direito medindo 35,5 cm.
Sultan Kösen sofre de uma doença conhecida como“Gigantismo pituitário”, causada pela excessiva secreção do hormônio do crescimento durante a idade do crescimento. Quando ocorre já na fase adulta, é denominada de acromegalia. O hormônio do crescimento é liberado pela glândula pituitária na hipófise, quando esta glândula está em uma condição anormal, causada, por exemplo, por um tumor, ele pode libertar muito mais hormônios de crescimento do que deveria. A doença resulta, na maioria dos casos, mãos muito grandes, ossos muito espessos e dores articulares. Registros garantem que uma pessoa com gigantismo pode alcançar, se não fizer tratamento, a marca de 2,72 metros.
Até os 10 anos de idade, Sultan tinha a altura normal para a idade. Misteriosamente, dos 10 aos 11 anos cresceu incrivelmente e não parou mais. Hoje, sua altura está estagnada em 2,51 metros desde 2010 quando, graças a um procedimento cirúrgico, usando “bisturi gama” diretamente no tumor de sua hipófise e pela ingestão de inibidores de crescimento. O grandão não pôde concluir os estudos por causa do seu tamanho e para caminhar precisa de muletas que ajudam na sustentação do corpo.
Sultan-Kösen6
Sultan-Kösen3
Sultan-Kösen2
Sultan-Kösen
Sultan-Kösen7
Em 2013, Sultan encontrou um amor e casou-se!
Do Diário de Biologia

Cachorros marcantes por possuírem marcas nada usuais

cachorros-marcas-incriveis
Confira alguns cachorros diferentes dos que você costuma ver por aí por terem marcas inusitadas espalhadas pelo corpo.
Algumas são coincidências que dão vida a formas, outras, apenas manchas aleatórias que dão um estilo totalmente diferenciado aos cães. 
1 – O cachorro de bigode
cachorros-marcas-incriveis-1
2 – O inconfundível galã
cachorros-marcas-incriveis-2
3 – O cão do amor
cachorros-marcas-incriveis-3
4 – O cachorro “albino”
cachorros-marcas-incriveis-4
5, 6 – Os filhotes de panda
cachorros-marcas-incriveis-5
7 – Esse Pastor-australiano com olhos de cores diferentes
cachorros-marcas-incriveis-6
8 – Esse boston terrier
cachorros-marcas-incriveis-7
9 - O cão em chamas de pelo brancas
cachorros-marcas-incriveis-8
10, 11, 12 – Esses aqui que dão um nó no cérebro
cachorros-marcas-incriveis-9
13 – Olha esse focinho!
cachorros-marcas-incriveis-10
14 – O filhote que parece ter um bigode desenhado
cachorros-marcas-incriveis-11
Que cresceu assim:
cachorros-marcas-incriveis-11-1
15 – Esse filhotinho
cachorros-marcas-incriveis-12
16 – O cão de duas faces
cachorros-marcas-incriveis-13
17 – Esse aqui com olhos marcados – e marcantes
cachorros-marcas-incriveis-14
18 – O dálmata mais amável de todos
cachorros-marcas-incriveis-15
19 – São sardas :)
cachorros-marcas-incriveis-16
20 – O cachorro com um cachorro no pelo
cachorros-marcas-incriveis-17
21 – O akita que parece estar calçado
cachorros-marcas-incriveis-18
22 – *-*
cachorros-marcas-incriveis-19
23 – Esse belo dachshund
cachorros-marcas-incriveis-20
24 – O cachorro dos olhos mais belos
cachorros-marcas-incriveis-21
25 – Esse aqui que dá o que falar
cachorros-marcas-incriveis-22
26 – O zebra-cão
cachorros-marcas-incriveis-23
27 – E esse rottweiler
cachorros-marcas-incriveis-24cachorros-marcas-incriveis-24-1
28 – E esse… OMG, esse cachorro é lindo!
cachorros-marcas-incriveis-25
Fonte: Lifebuzz via Animais Interessantes