sábado, 21 de fevereiro de 2015

Acabou a água… De quem é a culpa?

torneira
Estamos vivendo um momento de crise mundial de falta de água e aqui no Brasil, devido às poucas chuvas, os grandes reservatórios que abastecem as cidades estão com níveis baixíssimos e começam a preocupar os governantes e principalmente a população. Foto: ipog

A água é uma das substâncias mais abundantes no planeta Terra. Mais de 70% dele é composto de água, a maioria água salgada. Apenas pouco mais de 2,5% é água doce, na qual maior parte dela encontra-se nas geleiras e calotas polares, lá no polo norte e sul. Ou seja, a água que utilizamos diariamente é muito escassa, porém muitas pessoas ainda não se deram conta dessa pequena quantidade que temos a disposição e ainda desperdiçam esse bem mais que precioso e fundamental para a sobrevivência dos seres vivos, inclusive o homem.
Estamos vivendo um momento de crise mundial de falta de água e aqui no Brasil, devido às poucas chuvas, os grandes reservatórios que abastecem as cidades estão com níveis baixíssimos e começam a preocupar os governantes e principalmente a população, já que somos, principalmente, nós que sofreremos as consequências do racionamento e quem sabe a falta de água por dias… De quem é a culpa?  Essa pergunta não é tão simples de responder, porém é fácil perceber alguns pontos de destaque para este cenário atual: poucas chuvas, o superaquecimento no planeta devido a poluição causada pelo homem, as modificações e transformações da natureza e do meio ambiente, também consequência das mãos humanas. Além disso, a falta de consciência e educação de milhares de pessoas que ainda insistem em não poupar ou economizar água, que não sabem utilizar a mesma com responsabilidade e respeito ao próximo, causando um prejuízo em cadeia.
Sabemos que a água é um recurso renovável, ou seja, é uma substância que está em constante movimento e forma um ciclo que está sempre se renovando, seja na forma de vapor, líquida ou sólida, sempre está em circulação na natureza… Mas você deve estar se perguntando, por que a água vai acabar se está em constante circulação? Pois é, a resposta é simples: ação humana! Isso mesmo… Infelizmente a grande parcela de culpa dessa escassez e racionamento de água que estamos vivenciando é culpa nossa, da nossa ação contra a natureza, do nosso desperdício e do nosso egoísmo em querer sempre extrair da natureza mais do que ela pode oferecer!
Contudo, nem tudo está perdido! Ainda podemos sair dessa enrascada e facilitar para que nossas futuras gerações possam sofrer menos ou quem sabe não vivenciar esse tipo de situação: conscientização! Essa é a palavra mágica para solucionar todos os nossos problemas e você pode começar agora, neste minuto e na sua casa… Vamos colocar o plano em prática?!

O primeiro passo e fundamental é economizar!
Não deixe torneiras ligadas sem necessidade, cuide de vazamentos por menores que sejam; nada de dar banho nas calçadas, afinal somos nós seres vivos que precisamos de banho; seja rápido no banheiro, nada de cantar no chuveiro, a não ser que o mesmo esteja desligado (hahaha). Enfim, seja criativo e economize o máximo que puder, essa tarefa é sua e podemos muito com isso!
O segundo passo é passar adiante tudo aquilo que você aprendeu e colocou em prática para seus vizinhos, amigos, família e todas as pessoas que você conhece a sua volta, na escola, no trabalho. Contagie as pessoas com o “vírus” da economia e dê um “banho” de educação e conscientização nas pessoas com quem você vive. Seja você o multiplicador dessa ideia e transforme a sociedade em que vive com seu simples gesto que pode mudar o mundo. Que tal começar agora?
Afinal, se a culpa é nossa. Que tal reverter essa situação e dizer que a solução também é nossa? Vamos em frente, economizar faz parte, mudar será uma consequência, mas acreditar, motivar, ser criativo e conseguir conscientizar a todos a nossa volta é uma missão individual que merece dedicação e foco, então o que você está esperando, vamos à luta agora: ECONOMIZAR!
“Água: nosso bem mais precioso, nossa vida!”
Fontes: brasilescolaexameg1 via Diário de Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário