terça-feira, 24 de março de 2015

Coisa mais fofa: gambá pigmeu ocidental

Quem foi que disse que um gambá não pode ser fofinho? Com certeza pessoas que não conhecem o pequeno gambá pigmeu. Essa espécie que só habita a Austrália, é peludinha e apresenta longos bigodes.  Eles vivem no meio do mato e podem ser encontrados em diversos lugares da Austrália, sendo que eles dão preferências a lugares que tem variadas plantas típicas.
Com um corpo de apenas 7,7 centímetros de comprimento, mas uma cauda de 8 cm, esses gambás podem ser considerados pequenos. Porém eles ainda são uma das maiores espécies de  gambás pigmeus do mundo. Os outros membros menores de sua família (Burramyidae), são encontrados também na Austrália, na Indonésia, na Papua Nova Guiné e na Tasmânia. A menor espécie dessa família vive na Tasmânia e tem 6,5 cm de comprimento, pesando 9 gramas. Além disso os cientistas acreditam que existem algumas espécies de gambás pigmeus que ainda não são conhecidas, vivendo escondidas nas montanhas.
Os gambás pigmeus ocidentais entram em hibernação, num estado de mini torpor, quando a comida é escassa e as temperaturas caem. Nesse período eles entram num sono profundo por vários dias. Geralmente o período que eles ficam sem se alimentar e sem tomar água é de no máximo 8 dias. Além disso nesse período a temperatura corporal, o consumo de oxigênio e a frequência cardíaca desses animais cai drasticamente. É também nesse período que os cientistas conseguem encontra-los e estuda-los mais a fundo, visto que quando eles estão ativos é muito difícil de conseguir seguir um por muito tempo.
WPP-1024x968
Essa espécie que só habita a Austrália, é peludinha e apresenta longos bigodes. 
Quando não estão hibernando os gambás pigmeus marsupiais fica andando pelas árvores, se alimentando de néctar, pólen, aranhas e insetos, sem contar qualquer outra coisa que esteja ao alcance de suas ágeis e habilidosas patinhas rosas.
WPP-20-as-Smart-Object-1
Com um corpo de apenas 7,7 centímetros de comprimento, mas uma cauda de 8 cm,
 esses gambás podem ser considerados pequenos. Porém eles são uma das maiores 
espécies de gambás pigmeus do mundo. Foto: thewildlifediaries
BfRQ8yiCMAIMGev
Os gambás pigmeus ocidentais entram em hibernação, num estado de mini torpor, quando a 
comida é  escassa e as temperaturas caem. Foto: twitter
torpor-1024x803
Quando estão em hibernação, são encontrado com o corpo dobrado, cauda enrolada, orelhas 
dobradas sobre o rosto e punhos cerrados. Foto: beforeitsgone
Fonte: australiangeographic  via Diário de biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário