segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Fotos fantásticas do eclipse total da Superlua no mundo

Superlua


Fenômeno raro

São Paulo -- Na noite deste domingo, pessoas em todo o planeta dirigiram seus olhares para a Lua. Elas esperavam ver um fenômeno raro da astronomia: o eclipse total da Superlua. 
A Superlua se forma quando a Lua chega mais perto da Terra em sua órbita elíptica, fazendo com que o astro pareça 14% maior. Já o eclipse total acontece quando a Lua passa por trás da Terra e a sombra, causada pelo alinhamento com o Sol, lhe dá uma tonalidade avermelhada. 
A combinação dos eventos é tão rara que ele só acontecerá novamente em 2033. Para sorte dos brasileiros, o eclipse da Superlua pode ser visto do começo ao fim. Ele teve início às 21h12, horário de Brasília, e ficou totalmente visível às 2h22 da segunda-feira. 
Na foto, a Lua sangrenta foi vista sobre o pico do Monte Rigi, na Suíça. A seguir você vê outras fotos maravilhosas do fenômeno.
Superlua
O eclipse da Superlua foi visto em várias partes do mundo. Esta foto foi tirada quando a Lua já estava toda avermelhada e gigante no céu de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.
Eclipse
A Lua, coberta pela sombra da Terra durante um eclipse lunar total, aparece ao lado de uma estátua no telhado da câmara municipal em Hamburgo, na Alemanha.

Lua
Na foto, a Lua sangrenta ilumina o céu de Paris, na França. O eclipse total da Superlua aconteceu apenas cinco vezes no século passado. 

Superlua
A melhor maneira de ver o eclipse total da Superlua é ir a um local alto, sem iluminação. O surfista da foto encontrou um jeito peculiar de assistir ao fenômeno: pegando uma onda na praia Manly, em Sidney, na Austrália. 

Superlua
Na foto, a Lua aparece acima do edifício Turning Torso durante um eclipse lunar total em Malmo, sul da Suécia.

Superlua
Pessoas se reúnem em volta do Glastonbury Tor, no condado de Somesert, na Inglaterra, para ver o eclipse total da Superlua. O local é de grande importância histórica para os ingleses e é citado na mitologia celta, especialmente em contos sobre o Rei Artur.

Superlua
Até em lugares muito iluminados foi possível ver a Superlua. Na foto, o fenômeno pode ser visto na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Eclipse
Esta foto foi tirada durante o eclipse total da Superlua em Bruxelas, capital da Bélgica. Na imagem, é possível ver a Lua ao lado da cúpula da Basílica Koekelberg.

Superlua
Muitas fotos da Superlua foram tiradas ao lado de monumentos ou prédios históricos. Na imagem, a Lua aparece junto a uma estátua na ponte Alexandre III em Paris, na França.

Eclipse total
A Superlua parcialmente coberta pelo eclipse é vista atrás de um mirante no pico do monte Uetliberg em Zurique, na Suíça.

Superlua
Uma mulher aproveita o calor e o fenômeno da Superlua para se banhar nas águas da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. 

Superlua
A última vez que o eclipse total da Superlua ocorreu foi em 1982. Na foto, o fenômeno aparece atrás de uma casa na cidade de Bruxelas, na Bélgica.

Eclipse
Esta foto da Superlua atrás do capitólio da cidade de Denver, no Colorado, foi tirada por Bill Ingalls, fotógrafo da Nasa. Se você não conseguiu boas imagens do fenômeno neste domingo, mas quer aprender como fotografar a Lua, Ingalls explica como nesta galeria.

Eclipse
Esta é uma das fotos incríveis tiradas durante o eclipse parcial da Superlua na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. 

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/14-fotos-fantasticas-do-eclipse-total-da-superlua-no-mundo#1

Nenhum comentário:

Postar um comentário